Come direito, menina! – Quinoa

Tem espalhada por esse Brazilzão uma rede de restaurantes de refeições saudáveis que eu sou apaixonada. Não sou muito fã de comida saudável, mas os pratos desse restaurante são demais! (ainda bem que não tem onde eu moro senão eu estaria falida #pobrezafeelings)

Um dia eu resolvi provar uma salada de quinoa e eu nunca tinha comido quinoa. Quando vi o prato pronto, logo pensei: não vai rolar.

Pára! Esse negócio de comer saudável não é comigo.

Qual não foi minha surpresa quando percebi que provei uma das saladas mais gostosas da vida. E o melhor de tudo: a quinoa é super versátil. Você pode comer quentinha no lugar do arroz, fria como salada e tem gente que consome até como cereal matinal. A versão em farinha pode ser usada para substituir a farinha de trigo, entre outros usos.

Pesquisando pela internet afora, a gente descobre que esse grão é uma das melhores fontes de proteína vegetal, tem ômega 3, ômega 6, quantidades consideráveis de ferro e cálcio e não tem contra-indicações! #semgluten #sem lactose #vegetariano

Para substituir o arroz, você pode fazer como faz o arroz mesmo: refoga, cozinha, tempero à sua moda.

No caso da salada, você também precisa cozinhar, mas eu prefiro que fique mais al dente do que quando servida como acompanhamento. Aí você deixa esfriar e pode copiar a receita desse restaurante que comentei: cenoura ralada, semente de girassol, gergelim, cebola, salsinha, uva passa, azeite, limão, vinagre e sal. Acrescenta um filézinho de carne magra e tá pronta sua refeição fitness, amiga!

Não vou fazer a Alice com vocês e vou jogar os pontos negativos da quinoa: a recomendação diária é de apenas duas colheres de sopa por ser um alimento calórico (deve ser irmã do abacate: calórico, porém saudável) e o preço não é amigo. Eu pago cerca de R$ 22,00 por 250g (compara com o pacote de um quilo de arroz integral e chora). Mas, como diriam os italianos: mangia che te fa bene!

Deixe um comentário

